Projeto

Geral

Perfil

Glossário

Lista de siglas e definições.

A | B | C | D | F | G | H | L | N | O | R | S | T | U | V

A


Aplicativo Web

É um conjunto de programas de computador desenvolvido para ser executado por um navegador web.

Argumento de Pesquisa

É uma informação fornecida a (alguma seção de) um programa computacional pelo usuário do programa. O programa normalmente responde a essa informação ou devolvendo um conjunto de registros em que há ocorrências do argumento de pesquisa ou devolvendo uma mensagem dizendo que não há registros em que esse argumento ocorra. O texto “josé” poderia ser um argumento de pesquisa para o campo nome do cadastro de pessoas físicas, por exemplo.

B


Backend

Componente responsável pelo fornecimento de dados para o usuário (ver frontend). No caso do Sisap, corresponde à aplicação que é executada no servidor web.

Bot

Programa de computador escrito para executar automaticamente uma tarefa menor mas repetitiva. Alguns destes programas se logam como usuário de um sistema web e executam tarefas em lote.

C


Cadastro

Conjunto de todos os registros de um mesmo tipo (pessoas físicas, pessoas jurídicas ou solicitações).

Campo

  1. Espaço reservado à digitação de dados, tais como nome, logradouro, tipo de solicitação etc., podendo ser tabelado ou não. Campo tabelado é aquele que só pode ser preenchido com um código existente em uma tabela específica do Sisap@web v1.0. Já o campo não tabelado é de livre digitação. Os campos podem ser numéricos (aceitam apenas números) ou alfanuméricos (aceitam números, letras e outros caracteres).
  2. Porção de um formulário a ser preenchida com informação fornecida via teclado ou mouse.
  3. Espaço reservado ao armazenamento de dados de uma determinada natureza. A natureza de um campo pode ser numérica, pode ser textual, pode ser uma data, pode ser uma hora etc. Uma natureza textual costuma necessitar de especificações adicionais: pode admitir até 20 caracteres ou até 70 caracteres, por exemplo. Uma natureza numérica pode admitir até 4 algarismos ou até 10 algarismos ou pode ser limitada até um determinado valor, como 255, por exemplo. Uma data costuma não necessitar de especificações adicionais.

Código-fonte

É o termo que os profissionais da área de informática utilizam para se referirem a sistemas ou programas escritos por eles, em quaisquer das muitas linguagens de programação disponíveis. O código-fonte não pode ser executado diretamente pelos computadores.

Código-objeto é a tradução do código-fonte em algo que possa ser “entendido” e executado pelos computadores; esse 'algo' são as instruções. Instruções são efetivamente executadas pelos processadores dos computadores.

Cookie

Grupo de dados trocados entre o navegador web e o servidor web, colocado num arquivo de texto criado no computador do utilizador. A sua função principal é a de manter a persistência de sessões HTTP.

Coluna

É a coleção de todos os campos de um cadastro que têm o mesmo nome. No cadastro de pessoas físicas, por exemplo, o nome da pessoa está armazenado em uma coluna, o logradouro onde ela mora está armazenado em outra coluna, seu CEP está em ainda outra coluna etc. Se esse cadastro possui 172.386 registros, haverá 172.386 campos para armazenar logradouros, por exemplo.

CRM

Citizen Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cidadão. Categoria de aplicativos com propósito de responder com rapidez e correção a solicitações de cidadãos, inclusive questionamentos sobre políticas, práticas e procedimentos da Administração Pública.

D


Desktop

Palavra da língua inglesa frequentemente utilizada para designar um computador de mesa por oposição ao laptop que é o computador portátil. Literalmente, o termo tem o significado de “em cima da mesa”.

DPC

Diretoria de Planejamento e Coordenação.

F


Ficha

Ver Registro.

Filial

O Sisap pode ser instalado fora do gabinete do Deputado, que está localizado nas dependências da Assembleia. Assim, o parlamentar pode manter escritórios em suas bases políticas e utilizar o Sisap. Assim, podemos tratar as instalações do Sisap de maneira análoga à que uma empresa trata sua matriz e suas filiais: a base de dados localizada no gabinete fará o papel de matriz, enquanto as instalações em outros locais serão as filiais.

Filtro

É um artifício empregado para restringir a quantidade de registros visíveis em determinado momento. Este artifício é reversível, de modo a deixar visíveis todos os registros.

O ato de aplicarmos um filtro ou um conjunto de filtros a um cadastro chama-se filtragem. A filtragem proporciona o manejo daqueles registros que interessam, em apenas determinado momento, ao usuário. O termo “seleção” é um sinônimo de “filtragem”. Um gabinete parlamentar pode querer selecionar somente os professores para lhes enviar uma correspondência, por exemplo. No momento seguinte, poderão ser selecionados somente as pessoas que moram em Divinópolis, por exemplo. Mais adiante, poderão ser selecionadas somente as pessoas que tenham idade entre 18 e 70 anos e que pertençam ao grupo “Amigos do Deputado”, por exemplo.

Formulário Web

Conjunto de campos que devem ser preenchidos e submetidos a um servidor web para processamento.

Frontend

Componente responsável pelo fornecimento de uma interface amigável para o usuário, a partir dos dados controlados pelo backend. No caso do Sisap, corresponde à aplicação que é executada no navegador web.

G


Gab.net

Sistema de consultas para Deputado. Possui módulo Aplicativo Móvel para a plataforma iPad.

Gabinete Parlamentar

Espaço físico, mobiliário, equipamentos de informática e equipe de servidores destinados a cada deputado estadual.

GAC

Gerência de Aplicações e Suporte a Clientes, subordinada à GTI.

GGov

Gerência de Governo Eletrônico, subordinada à GTI.

GTI

Gerência-Geral de Tecnologia da Informação, subordinada à DPC.

H


Hacker

Pessoa com profundos conhecimentos de informática que eventualmente os utiliza para violar sistemas computacionais ou exercer outras atividades ilegais.

Homologação

No caso do Sisap, consiste em um processo de teste para verificar erros no sistema em determinadas situações, como a combinação de versão e fabricante de navegador web.

L


LDAP

Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) é um protocolo de aplicação aberto, livre de fornecedor e padrão de indústria para acessar e manter serviços de informação de diretório distribuído sobre uma rede Internet (IP).

Linha

No contexto, é o mesmo que registro.

Localidade

Município ou distrito de Minas Gerais.

Login

  1. Termo em inglês que significa ter acesso a uma conta de email, computador, celular ou sistema.
  2. Nome escolhido pelo usuário quando tem que fazer a autenticação para usar um determinado sistema ou serviço. No Sisap, o login é feito com um código de usuário e com a senha que foi escolhida.

Muitas vezes uma expressão que funciona como sinônimo de login é "iniciar sessão". O antônimo de login é logout, que significa "encerrar sessão".

N


Navegador Web

(Também conhecido como web browser ou simplesmente browser) Programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos HTML (ou outros formatos) hospedados em um servidor web.

O


OWASP

Open Web Application Security Project (OWASP) é uma comunidade online dedicada a segurança de aplicativos web.

R


Registro

Conjunto de campos que identifica uma única pessoa (física ou jurídica) ou uma única solicitação.

S


Servidor

Numa rede, é um computador que administra e fornece programas e informações para os outros computadores conectados.

No modelo cliente / servidor, é o programa responsável pelo atendimento a determinado serviço solicitado por um cliente. Serviços como FTP, SGBDR, e HTTPS são providos por servidores.
Referindo-se a equipamento, o servidor é um sistema que provê recursos tais como armazenamento de dados, impressão e acesso dial-up para usuários de uma rede de computadores.

Servidor Web

Programa de computador responsável por fornecer ao computador do cliente (usuários de sites e páginas eletrônicas) através de um navegador Web ou outro aplicativo, em tempo real, os dados solicitados: páginas HTML e / ou arquivos.

Sessão de Usuário

É o período decorrente entre a conexão - ou seja, o login - de um usuário a um sistema e a explícita desconexão dele. Durante uma sessão, interações entre o usuário e o sistema podem ocorrer. O usuário pode criar ou alterar ou excluir registros, por exemplo.

Importante: Se a sessão do usuário no Sisap não for explicitamente encerrada ao final das tarefas, ela permanecerá aberta ainda por cerca de 1 hora, possibilitando a qualquer um, que tenha acesso à mesma estação de trabalho, ganhar acesso ao Sisap sem que tenha que fazer login. Para evitar essa possibilidade, é sempre importante que, ao se terminar qualquer sessão do Sisap, o botão Sair seja acionado.

SGU

Sistema de Gestão de Usuário da ALMG

Sisap

Sistema de Apoio Parlamentar. Desenvolvido em Delphi 7 e MariaDB, encontra-se na versão 9.2 até a confecção deste documento.

Solicitação

Pedido feito por uma pessoa física, uma pessoa jurídica ou um município ao Deputado. Deve estar relacionado a um e apenas um beneficiário. Pode estar relacionado a um interessado. É registrado por funcionários do gabinete no Sisap. Uma solicitação possui um tipo, que sempre está associado a um tema.

T


Tabela

Lista de pares Código, Descrição, para preenchimento dos campos tabelados dos cadastros. Tem por objetivo padronizar os conteúdos de um campo e agilizar a digitação. No Sisap, sendo um código digitado em um campo, a respectiva descrição será automaticamente mostrada pelo sistema.

U


Usuário Antigo

Usuário inativo do Sisap que não foi convertido para usuário externo ou usuário interno. Obrigatoriamente inativo.

Usuário Externo

Usuário do Sisap que não é servidor da Assembleia. Possui login (UF + RG), nome, identidade (RG), e-mail cadastrados no Sisap. A validação de senha é através de acesso à tabela de usuários. Pode ser convertido em usuário interno.

Usuário Interno

Usuário do Sisap que é servidor da Assembleia. Possui login (“m” + matrícula com 5 dígitos), nome, matrícula, e-mail cadastrados no SGU. A validação de senha é através de acesso ao servidor LDAP da ALMG. Pode ser convertido em usuário externo.

V


Versão

A cada vez que o Sisap é modificado pelos desenvolvedores para acerto de erros ou implementação de novas funcionalidades, estes decidem sobre como distribuir o sistema modificado aos usuários. Assim, o Sisap é versionado, o que significa que cada atualização do software fechada pelos desenvolvedores tem um número de identificação próprio.