- Índice
- Consulta de Pessoas Físicas
Consulta de Pessoas Físicas¶
Lista pessoas físicas.
Procedimento¶
Acessado ao clicar o menu Pessoas Físicas a partir do menu Consultas.
Para navegar entre as páginas e os registros¶
No exemplo da figura, trata-se da primeira página de um total de 383 páginas. Lemos essas informações abaixo dos botões Filtros e Colunas, à direita, entre quatro botões de navegação (dois botões com “setas para a esquerda” e dois botões com “setas para a direita”). A quantidade de páginas é mostrada novamente ao rodapé da página. Essa é uma informação propositalmente duplicada para que pelo menos um conjunto de botões fique visível todo o tempo. Se não houvesse essa duplicação, dependendo da resolução da tela e da posição da barra de rolagem vertical, o conjunto de botões poderia não ficar visível todo o tempo.
Os botões com “duas setas” possibilitam o acesso - também conhecido como navegação - de página em página. Os botões com “duas setas e barra vertical” possibilitam a navegação direta para a primeira e para a última página.
Poderemos ter uma noção, ainda bastante parcial, do conteúdo do cadastro, ao observarmos o título de cada coluna (em fundo cinza) e o conteúdo de alguns registros (linhas em fundo branco). Vemos oito colunas. Não sabemos se há colunas adicionais; se existem, não sabemos quantas nem quais são.
A noção do tamanho do cadastro, no entanto, fica muito boa, pois podemos ver - e contar! - todos os registros de uma página. A figura anterior mostra isso. Vemos que, nesse caso, há 10 registros por página. Para esse exemplo, então, a quantidade cadastrada está muito próxima de 3.830 pessoas físicas.
O acesso direto a outras páginas é também possível. Pode ser conseguido pela seleção do número da página atual, conforme o mostrado na figura, e sua substituição pelo número da página que pretendemos ver.
No exemplo da figura, desejávamos verificar os registros da página 57.
Para acessar um registro¶
Se quisermos examinar os dados de um registro, basta posicionar o mouse sobre ele e clicar. Tomando “Nilson Homero de Morais” como exemplo, e clicando sobre seu registro na listagem, o formulário de detalhe de pessoa física será mostrado, com os dados da pessoa selecionada.
Para reordenar a lista¶
O que não dissemos ainda é que a noção de primeira página ou última página ou página 57, por exemplo, depende da ordenação do cadastro.
Até agora, o cadastro esteve ordenado pela coluna Número. O pequeno triângulo que aponta para baixo, à direita da coluna Número, indica isso.
Se, agora, clicarmos sobre o título da coluna Número, veremos que o triângulo passou a apontar para cima e os registros mostrados são outros. A página, no entanto, continuou a ser a 57...
Agora, os registros estão em ordem crescente: 568, 569 ... 573 e 574. Anteriormente, quando o triângulo apontava para baixo, a ordem era decrescente: 3.391, 3.390 ... 3.386 e 3.385.
Anteriormente, a primeira página trazia, dentre outros, o registro de “Nilson Homero de Morais”. Agora, seu registro deve estar na última página, a página 383.
Para conferir, ou selecionamos o número da página atual, como mostra a figura anterior, e o modificamos para 383, ou clicamos sobre o botão que tem “duas setas e barra vertical” com orientação das “setas para a direita” e encontraremos o registro de “Nilson Homero de Morais”, conforme o mostrado na figura anterior.
Para filtrar a lista¶
Vamos mostrar agora o que é filtragem. O botão Filtros, ao ser clicado, mostrará a possibilidade de se adicionar filtro.
O botão Adicionar Filtro, se clicado, fará surgir uma caixa contendo todos os campos disponíveis para filtragem.
Esses campos correspondem às colunas vistas anteriormente e às colunas ainda não vistas; mais do que as oito colunas inicialmente vistas.
Filtros do tipo texto¶
Se o campo Nome, por exemplo, for escolhido para servir como filtro, uma tela semelhante à mostrada na figura a seguir surgirá.
O operador associado ao campo Nome é “contém”.
Um argumento de pesquisa deverá, então, ser fornecido. O argumento de pesquisa é de livre preenchimento no caso do operador “contém”. Se esse argumento for “maria”, por exemplo, uma tela similar à mostrada na figura anterior será mostrada.
Vemos que há dois homens listados.
Basicamente, a aplicação dos filtros disponíveis no Sisap restringe a quantidade de registros mostrados. Podemos calcular que a quantidade de pessoas físicas filtradas está, agora, muito próxima de 390, pois a quantidade de páginas disponíveis caiu de 383 para 39.
Um filtro do tipo “texto”, conforme o exemplo mostrado, apontará registros que contêm o argumento de pesquisa “maria” no campo Nome, não importando em que posição de Nome “maria” ocorra. Tanto “José Maria Tavares” como “Maria José Costa Duarte” poderiam figurar na coluna Nome. Não importa, tampouco, se “maria” ocorre isoladamente ou como parte de uma palavra. Tanto “Anamaria da Silva” como “Júlia Mariana Pereira” poderiam figurar na coluna Nome. É por essa razão que esse filtro tem “contém” como operador associado.
Para desfazermos essa filtragem, basta que cliquemos o botão que contém um “x”, à esquerda do termo “Nome”. Ou clicar o botão Limpar Filtros.
Filtros do tipo lista para seleção¶
Há outros tipos de filtro. Se o campo Sexo for escolhido para servir como filtro, devemos clicar sobre a caixa Selecione o sexo, mostrada na figura anterior, para que sejam mostradas as opções disponíveis, conforme a figura a seguir.
Diferentemente do exemplo que mostrava a escolha do campo Nome como filtro, o argumento de pesquisa não é de livre preenchimento, como foi no caso de “maria”.
O argumento, agora, deve ser escolhido em uma lista. Feita a escolha, com um clique sobre Feminino, por exemplo, surgirá uma tela similar à mostrada na figura anterior.
Há aproximadamente 1.710 mulheres cadastradas.
Desfeita a filtragem por Sexo, de maneira similar à usada para desfazer a filtragem por Nome, podemos passar a outro tipo de filtro.
Filtros do tipo data¶
Se o campo Data da última alteração for escolhido para servir como filtro, deverão ser fornecidos dois argumentos de pesquisa, de acordo com a figura mostrada a seguir.
O operador associado a datas é o “está entre”.
Nesse caso, foram encontradas duas pessoas físicas que tiveram sua mais recente alteração de dados entre os dias 16 e 27/10/2011. Esses campos aceitam ser preenchidos com datas idênticas.
Desfeita a filtragem por Data da última alteração, podemos conhecer mais um tipo de filtro.
Filtros do tipo data de aniversário¶
Se o campo Data de aniversário for escolhido para servir como filtro, deverão ser fornecidos dois argumentos de pesquisa, de acordo com a figura mostrada a seguir.
O operador associado a datas de aniversário é o “está entre”.
Este filtro possui duas diferenças em relação ao filtro do tipo data descrito acima. A primeira diferença é que na data de aniversário não se informa o ano, porque o aniversário de uma pessoa, por definição, ocorre todos os anos.
A segunda diferença é com relação ao intervalo filtrado. No caso do intervalo de datas, o filtro exige que a segunda data seja igual ou posterior à primeira. Já no caso do intervalo de datas de aniversário não existe essa restrição.
Note que existe diferença no significado da filtragem entre duas datas de aniversário, dependendo de qual é a primeira e qual é a segunda. Essa diferença pode ser melhor explicada através de um exemplo. Suponhamos que filtremos datas de aniversário "entre dia 01/02 e dia 30/10". Essa filtragem nos mostrará todos os aniversariantes dos meses de fevereiro a outubro. Porém, se utilizarmos essas mesmas duas datas mas alternarmos suas posições, ou seja filtrando datas "entre dia 30/10 e dia 01/02", então serão buscados os aniversariantes dos meses novembro, dezembro e janeiro, mais os aniversariantes dos dias 30/10 e 01/02. Ou seja, a primeira e a segunda consulta são quase que complementares entre si.
Desfeita a filtragem por Data de aniversário, podemos conhecer mais um tipo de filtro.
Filtros do tipo número¶
O campo Número, escolhido como filtro, tem como operador associado “é igual a”.
Por força da definição de seu operador, o filtro Número sempre mostrará, no máximo, um registro, como podemos ver na figura anterior.
Filtros do tipo tabela¶
Há alguns filtros, como Grupo, por exemplo, mostrado a seguir, que exigem que o argumento de pesquisa seja escolhido após o clique no botão Escolher.
Registros de uma tabela são, então, apresentados para que a escolha seja feita.
Observemos, antes de prosseguir, que a barra de rolagem vertical na caixa Qual grupo? indica que existem mais grupos além dos mostrados. A escolha do grupo pode ser feita de duas maneiras. Se clicarmos um dos itens da tabela apresentada, como, por exemplo, o item “Colegas de Escola”, serão mostrados os registros pertencentes ao grupo escolhido, conforme mostra a figura anterior. A outra maneira de escolhermos um grupo é começarmos a digitar, na caixa Código ou descrição, um trecho qualquer do nome ou do código do grupo que nos interessa, conseguindo com isso reduzir a quantidade de itens apresentados para escolha, conforme mostra a próxima figura em que o texto “ol” foi digitado.
Observemos, agora, que desapareceu a barra de rolagem vertical na caixa Qual grupo?, indicando que foram mostrados todos os grupos que têm “ol” como parte da descrição ou do código. Se acrescentarmos a letra “e” ao preenchimento, conforme a próxima figura, apenas um item da tabela será mostrado.
Teremos que clicar, agora, o item escolhido para ativar a filtragem. Mesmo que tivéssemos preenchido a caixa com “colegas de escola”, teria sido necessário clicarmos o item escolhido.
No exemplo da figura a seguir, são mostrados os registros pertencentes ao grupo “Colegas de Escola”.
Combinar filtros¶
A filtragem pode ser mais poderosa ainda quando combinamos diferentes filtros. Considerando-se que não há filtros ativos, aplicaremos agora, conjuntamente, dois filtros que já foram usados isoladamente.
A figura a seguir mostra que há cerca de 380 mulheres que possuem a sequência “maria” em alguma parte de seu nome.
Repare que clicando de novo no botão Filtros, a escolha do filtro foi retraída e o número 2 é mostrado indicando a quantidade de filtros ativos.
Anteriormente, quando o argumento de pesquisa “maria” foi utilizado isoladamente, foram encontradas cerca de 390 pessoas. Vimos, então, que duas dessas pessoas, no mínimo, eram homens. Agora, quando o argumento de pesquisa “maria” foi utilizado em conjunto com o argumento de pesquisa “feminino”, essa quantidade caiu para cerca de 380 mulheres.
Anteriormente, quando o argumento de pesquisa “feminino” foi utilizado isoladamente, foram encontradas cerca de 1.710 mulheres cadastradas. Como curiosidade, sabemos, agora, que a maioria dessas mulheres, cerca de 1.330 ( = 1710 - 380 ), não possui a sequência “maria” em seu nome.
O uso conjunto de operadores jamais aumentará a quantidade de registros obtida como resultado. A tendência, na verdade, é de diminuir essa quantidade, e isso é esperado. Por exemplo, se vamos comprar uma maçã, quanto mais exigências fazemos - cultivo sem agrotóxicos, variedade “Fuji”, formato “padrão”, cor avermelhada, textura lisa, tamanho não tão grande nem tão pequeno, não ter sido amassada, possuir cabo etc-, menos maçãs que se enquadrem nas exigências encontraremos.
Desfazer a filtragem¶
Para desfazermos uma filtragem, basta que cliquemos o botão que contém um “x”, à esquerda de cada filtro. Ou clicar o botão Limpar Filtros.
Para escolher colunas a serem mostradas na lista¶
Agora, vamos deixar de lado os filtros para tratar das colunas. Temos a liberdade de enxergar o cadastro da maneira que quisermos. Poderemos acrescentar ou retirar colunas dessa visualização. Se clicarmos o botão Colunas, veremos, como mostrado na figura anterior, que uma caixa abriu-se.
Dentro dela surgiram oito nomes de colunas, que correspondem exatamente aos nomes das colunas mostradas em todas as figuras anteriores.
Incluir colunas¶
Se quisermos acrescentar colunas, basta clicarmos o botão Adicionar Coluna e teremos uma caixa de onde escolhermos colunas adicionais, como mostrado na figura anterior.
Se clicarmos sobre Telefone residencial, veremos que, agora, são nove as colunas mostradas, conforme a figura a seguir.
O efeito geral da nova coluna pode ser visto a seguir.
Remover colunas¶
Se a coluna CEP não nos interessa agora, poderemos removê-la. Basta clicá-la, e ela ficará selecionada, conforme o mostrado na figura.
Tendo a coluna selecionada, então, basta clicar o botão Remover.
O resultado pode ser visto na figura a seguir.
Repare que clicando de novo no botão Colunas, a escolha de colunas foi retraída.
Reposicionar colunas¶
Podemos alterar a ordem das colunas. Se quisermos que a coluna Sexo esteja à esquerda da coluna Logradouro, basta clicar a coluna Sexo, para selecioná-la, e clicar o botão “seta para cima” três vezes. O resultado é visto na figura anterior.
Se clicarmos o botão Coluna agora, a caixa que continha os nomes das colunas é removida, e as três alterações feitas serão mantidas enquanto esta sessão do Sisap for mantida.
Desfazer a escolha de colunas¶
Se clicarmos o botão Padrões mostrados nas figuras anteriores, desfazemos todas as escolhas. As colunas mostradas passam a ser aquelas padronizadas no Sisap.
Perguntas frequentes¶
Por que uma pessoa física não está aparecendo na lista?¶
Por que não posso filtrar como na versão Desktop do Sisap?¶
Por que não posso ordenar por alguns campos?¶
Veja também¶